Mauro Antenor Mendes dos Santos.
RA: 1912335.
Desigualdade Social e Política.
Políticas Públicas e as Práticas por
Garantias dos Direitos Sociais.
São Paulo
2021
Mauro Antenor Mendes dos Santos
Desigualdade social e política.
Políticas Públicas e as Práticas por
Garantias dos Direitos Sociais.
Trabalho de curso para a obtenção do
título de graduação em Sociologia apresentado à Universidade Paulista.
Orientadora: Profa. Maria José da
Silva Dias.
SÃO PAULO
2021
Sumário
1. Título
.................................................................................. 04
2. Introdução
......................................................................... 04
3. Justificativa........................................................................ 05
4. Objetivo geral
................................................................... 05
5. Objetivos específicos........................................................ 06
5.1 - Escolas.........................................................................
07
5.2- A
importância da Música ..............................................
07
5.3 -
Hospitais e novas tecnologias
..................................... 08
5.4 – Projetos habitacionais de
urbanização social................ 11
5.5 - Força de segurança pública.......................................... 11
5.6 - Ecologia e oportunidade................................................ 12
5.7 - Uso das novas tecnologias e o desemprego…………..
13
6. Fundamentação
Teórica............................................................ 14
7.
Metodologia................................................................................ 15
8. Resultado da Pesquisa de Campo ……………………………… 20
9.
Cronograma................................................................................ 21
10.
Referencias..................................................................................
21
11. Sites .............................................................................................
24
1.0 - Desigualdade social e política:
Políticas Públicas e as Práticas por
Garantias dos Direitos Sociais.
2.0 - Introdução.
Esse Viés será sobre as políticas
públicas que compreendem a educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia,
transporte, lazer e segurança, que são os direitos garantidos na Constituição,
será apresentada uma proposta de como reivindicá-los através de um Movimento
Social abordando questões
socioculturais, partindo da desigualdade social e política, sociologia urbana,
questões ambientais, educação e sociedade, relacionando-as através da arte e
reproduzidas sobre uma reivindicação de um pensamento crítico, dentro de uma
sociedade localizada na cidade de São Paulo, na região da Zona Norte, no Bairro
do Jardim Pery, imaginada na Favela do Guarani, a pesquisa será desenvolvida
através de uma observação, com a
colaboração da Associação dos moradores do Guarani, será proposto de como
reivindicar os direitos, já existentes na Constituição de 1988 e que são poucos
utilizados nessa sociedade, e as consequências causadas pelo Vírus da Covid 19,
que segundo o IBGE a taxa de desemprego em 2020 foi de 13,5 % e em 2021 e aumentou
para 14,1%[i] ,aumentado ainda mais essa
desigualdade social e política; as práticas serão dadas através de conceitos e
questões artísticas para o desenvolvimento coletivo e individual, de como
imaginar uma estrutura que usará uma modificação de subsistência, como um
movimento: que é aquilo que mantém ou permanece, que sobrevive, na prática com
o possível de um mínimo com arte e de cultura através de projetos sociais, que
observará o domínio mais adaptativo da cultura presente sobre o uso da tecnologia,
para uma economia de subsistência e fatores de uma organização social,
vinculados à meios de produção: tais como o Funk, Samba, Rádio Comunitária,
Grafite, etc. Que trazem benefícios em prol da subsistência social dessa
comunidade.
3.0 - Justificativa.
A pesquisa será bibliográfica e
apresentará os teóricos que fundamentaram as argumentações necessárias para a
aplicabilidade no contexto de campo, sendo descritiva sobre os direitos a ser reivindicados e de
como manter a Subsistência, podendo melhorar as dificuldades enfrentadas pela
Comunidade nomeada Favela do Guarani, os auxílios e direitos que foram usados,
A UBS, Hospital, escola, atividades em geral, que mostrará a sua realidade e a
sua situação, para depois poder imaginar de como atuar com a arte e a cultura,
usando o entendimento do substantivo “Subsistência”[1],
explicando os fenômenos ou fatos que acontecem, devido a necessidade de
sobrevivência dos sujeitos operantes em áreas que não tenham nenhuma relação com a arte ou
a cultura, se alienando
e se dedicando em atividades que não modificam as suas realidade
sociais, como por exemplo, dentro de um escritório, fábricas, consultórios e
etc. Deixando de lado muitos dos seus sonhos, com pouco tempo para a prática de
uma arte ou de um ato político, para poder reivindicar o que é seu por direito.
4.0 - Objetivo geral
Esse projeto de pesquisa tem como
preocupação investigar “A Desigualdade Social e Política” presente dentro de
uma sociedade que fica dentro de um país como é o Brasil, que tem as suas
Políticas Públicas e os seus direitos sociais protegidos pela Constituição
Federal de 1988, que são: educação, saúde, segurança, moradia, assistência
social, previdência social, transporte, lazer, proteção à maternidade e à
infância e assistência aos desamparados, e ainda assim existem pessoas em
condições abaixo de uma linha de subsistência, porém:
Bauman nos
coloca que a alternativa seria o desenvolvimento de uma política com P
maiúsculo por meio da qual as privações do ser humano fossem convertidas em
demandas, sobretudo por pressões populares expressas pelos movimentos sociais.
Nesse sentido, o autor assevera que não temos ainda uma Democracia, que seria
também fundamental para que pudéssemos constituir essa chamada política com P
maiúsculo. Uma alternativa seria a instituição do que Bauman denominou Ágora,
um espaço em que temos a convergência dos interesses privados com aquilo que é
público. Os problemas particulares ganham assim uma significação pública, posto
que para os problemas privados busca-se uma alternativa coletiva. O autor
entende que somente dessa maneira seria possível a construção de uma sociedade
justa e com valores comuns partilhados. (BAUMAN, Z. Globalização: as
consequências humanas. Rio de Janeiro.1999. Santiago/ Daniela E. São Paulo/ 2016, p. 70. Teoria Política
Contemporânea).
Sendo assim realizar práticas que reivindicam esse tratamento
justo, só seria possível através de um,
estudo da inserção de movimentos
sociais no processo de produção das políticas públicas, vis-à-vis outros atores/redes dentro e fora do Estado e as
condições que favorecem ou limitam sua influência na modelagem das políticas é
uma agenda em franco desenvolvimento que já tem mostrado importantes frutos. Um
dos aspectos mais proeminentes nessa produção é o reconhecimento da mútua
constituição, ou seja, de que os movimentos sociais importam para as políticas
públicas e que as políticas públicas, por sua vez, impactam a emergência, o
desenvolvimento e o sucesso dos movimentos (Lavalle et al., 2018). Visto em: ABERS, Rebeca. Scielo
Brasil. Lua Nova. 12/2018 [ii].
5.0 Objetivos específicos:
Aqui estão os detalhes dos objetivos
a ser pesquisado e trabalhado, divididos pela sua especificação e a sua
importância dentro dos artigos 5º e 6º da constituição de 1988, destacamos o enunciado do artigo 5º que diz:
Todos são iguais perante a lei,
sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos
estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à
liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade” (Constituição Brasileira)
Assim damos continuidade na
pesquisa, dividindo o 6º artigo, representados abaixo, cada um pela a sua especificação e a sua
problemática de proposta a ser trabalhada.
5.1 – Educação e à Infância: Escola e
comportamento.
Como cidadão, o coletivo pode ser
ativo usando as estruturas da escola próxima da sua comunidade, e como
reivindicar o que é seu por direito, dentro da educação, sendo que a legislação brasileira determina a responsabilidade
da família e do Estado no dever de orientar a criança em seu percurso
socioeducacional. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (1997:2).
Art. 2º. A
educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e
nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento
do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para
o trabalho.
Uma pesquisa inédita sobre educação apresentada
pelo jornal Bom Dia Brasil do G1, mostrou que:
A participação dos pais é fundamental para melhorar a qualidade do ensino
nas escolas públicas. A consciência de como é importante o papel dos pais nas
escolas se destacou na pesquisa: 76% dos entrevistados acham que a baixa
participação da família é um dos problemas das escolas públicas. A pesquisa foi
realizada pela Confederação Nacional da Indústria. Visto em: G1- Bom dia Brasil. 17/12/2014. [iii]
5.2 – A Cultura e o Lazer: A importância da
Música e da Arte para a sociedade.
A música e arte dentro da comunidade
é fundamental, tendo em conta que ela atua como parte de um dos principais
elementos mais importante, mostrando a importância do seu ensinamento dentro de
uma instituição de ensino. Com a relação de repertório mediado, onde Vieira
(2009) estabelece o seguinte conceito:
As preferências musicais dos alunos parecem estar condicionadas a fatores
estritamente ligados ao meio social em que vivem, à geração à qual pertencem e
às questões de gênero. Os professores, por sua vez, possuem graus distintos de
interferência nas escolhas do que deve ser trabalhado em aula. Estas
interferências são condicionadas à visão que cada um desses professores têm
sobre a atividade que desenvolvem; suas inclinações ideológicas, seus
preconceitos; enfim, suas visões de mundo. Portanto, o repertório desenvolvido
em aula é fruto de negociações entre os professores e seus alunos, mediadas
pelos fatores expostos acima, entre outros. (VIEIRA, 2009, pág 100)
Como observado e que possa melhorar o
nível de qualidade musical dos alunos ou dos seus praticantes da comunidade,
sendo indicado composições inspiradas em poemas e como já foi observado que os
jovens da comunidade, gostam de ouvir e produzir Rap, Funk e Samba, segundo
Corrêa (2009):
Muitas vezes, o
repertório ouvido e tocado por adolescentes pode ser um dos pontos que geram um
distanciamento na aula de música, originando preconceito de ambas as partes.
Preconceito que geralmente advém de um desconhecimento do próprio professor
sobre um determinado tipo de repertório ou sobre uma determinada realidade, que
muitas vezes não diz respeito aos educadores; assim como preconceito de jovens
em relação a fazer aulas, por desconhecerem o tipo de ênfase e realidade do
professor. (CORRÊA, 2009, pág 37)
5.3 – Saúde e Previdência e a Proteção à Maternidade: Preocupação com Hospitais e tratamento aos Idosos.
O Jornal O Estado de São Paulo fez uma pesquisa que:
150 milhões de brasileiros dependem do SUS, Isso corresponde a mais de 70% da
população brasileira, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde realizada
pelo IBGE, como demonstrado nos indicadores abaixo:
As unidades básicas de saúde (UBS)
foram os serviços mais procurados pela população, segundo o IBGE. (Fonte:
Estadão/Reprodução) visto em: ESTADÃO,
Summit Saúde. 23/09/2020. [iv]
Esses indicadores mostram que 70% da
população usufruem do seu direito à saúde, às vezes mesmo em situação de
atendimento precário da saúde pública, que é justificado pela falta de
eficiência na utilização de recursos que é a primeira responsável pela má
qualidade dos serviços de saúde pública prestados à população. Os recursos
econômicos devem ser utilizados de forma planejada, programada, organizada,
para que sejam alcançados os melhores resultados na garantia do acesso à saúde
de qualidade.
Abranches (2003) afirma que, para alcançar a democracia e cidadania, é
necessário que os participantes estejam capacitados politicamente para esse
desafio, pois, caso contrário, apenas assumiram um discurso participativo e que
na prática não se caracteriza como uma participação efetiva. MARIA, Aparecida V, F; SILVA, Wanderlei S,
2020, p. 50.
Essa participação não seria mais
efetiva? Se fosse feita pela Sociedade nas UBS ou nos Hospitais próximos da
Comunidade, como descreve Thomas More:
Os doentes são os primeiros, porém, a merecer cuidados e eles são
tratados em hospitais públicos [ ] além podem-se isolar aqueles que sofrem de
doenças contagiosa [ ] Cuidados especiais e assíduos são oferecidos nesses
hospitais, a presença de médicos experientes é tão constante neles que, embora
ninguém seja obrigado a internar-se neles, não há por assim dizer ninguém em
toda cidade que não prefira, quando cai doente, receber cuidados médicos no
hospital a recebê-los na casa dele. MORE,
Thomas, p. 67 – Utopia.
Como mencionado “cuidados médicos no
hospital a recebê-los na casa dele” como fazer isso isso se esse cidadão às
vezes, não tem nem uma casa adequada, limpa ou que vive em um barraco
inadequado, é preciso estar integrado e capacitado politicamente para lutar
pelo seu direito e enfrentar esse desafio, assim como,
Não há receita
de bolo para o exercício democrático ou um mapa da mina que permita a
construção de um Estado de fato democrático e participativo, Santos (2007) nos
diz que a instituição de tal formato de gestão só é possível por meio do
estímulo à emancipação social. Assim, conforme o autor, independentemente do
contexto econômico, social e político do país, é necessário e fundamental o
estímulo à emancipação social. É preciso que você esteja, de fato, atento a
isto que iremos colocar, ou seja, o conceito de emancipação social assume
grande relevância e importância no conceito de democracia e de participação
popular. Teoria Política Contemporânea. / Daniela Emilena Santiago. – São
Paulo. 2016. P.77.
5.4- Moradia e Assistência
aos Desamparados: Projetos habitacionais, sem tetos e urbanização
social.
Na região do Jardim Pery existem
alguns conjuntos de moradias do CDHU, mas é pouco para região, porque as
favelas se verticalizaram e se multiplicaram se espalhando por toda região, a
Favela do Guarani que fica próxima do Horto Florestal, já se encontra em fase
de urbanismo adequado. A ONU garante o direito à moradia como um dos direitos
humanos fundamentais:
Pacto de
Direitos Civis e Políticos Artigo 17, parágrafo 1º – Ninguém poderá ser objeto
de ingerências arbitrárias ou ilegais em sua vida privada, em sua família, em
seu domicílio ou em sua correspondência, nem de ofensas ilegais à sua honra e
reputação.
A charge abaixo nos mostra a situação
de uma família privada desses direitos:
Figura 1.
O que faz parecer que o conteúdo do
6º artigo da constituição, é uma fábula, um conto de fadas, porque conforme a
pesquisa feita pela prefeitura de São Paulo:
A população de rua na cidade de
São Paulo saltou de 15.905, em 2015, para 24.344 em 2019 - um aumento de 53% no
período, segundo um censo realizado pela Prefeitura de São Paulo. O número é o
maior desde que este levantamento é feito. VSITO EM: G1 SP e Tv Globo – São Paulo
30/01/2021.[v]
Isso não seria uma perversidade? Mas
que também não podem ser resolvidos sem uma proposta adequada, como mencionado
que:
O direito à
moradia integra o direito a um padrão de vida adequado. Não se resume a apenas
um teto e quatro paredes, mas ao direito de toda pessoa ter acesso a um lar e a
uma comunidade seguros para viver em paz, dignidade e saúde física e mental. A
moradia adequada deve incluir: Carlini,
Angélica, 2020, p. 131.
5.5- Segurança: Força de segurança
pública.
A participação das forças armadas
pode ser a solução para a questão da violência urbana, dentro dessa comunidade?
Sendo que o serviço militar é obrigatório para todos aqueles que completam 18
anos e a maioria desses recrutas são estudantes ou trabalhadores de todas as
classes, que precisam parar as suas vidas para servirem a forças armadas,
exército, marinha ou aeronáutica. Não poderia substituir esses delinquentes,
pelos recrutas? Ficando estes sob a responsabilidade das forças armadas e assim
diminuindo a violência ou fazendo uso dela a favor como Thomas more descreve:
- Seria o mesmo que dizer, repliquei então, que se deve, por amor da
guerra, proteger os ladrões porque deles haveria tantos quantos poderiam ser
soldados. Com efeito, se os bandidos não são menos corajosos que os soldados,
os soldados não são menos ousados que os ladrões, também é a semelhança entre
dois ofícios. (MORE, Thomas, 2017, p. 24).
Assim
como também descreve Foucault.
A aceitação da
disciplina pelo sujeito é considerada como uma qualidade, para que você seja
aceito socialmente precisa aceitar a disciplina que lhe é imposta, e aquilo que
lhe foi “ensinado” deve ser aprendido e resultar em uma aptidão. O indivíduo
disciplinado deve aprender como agir e também como se comportar. (Santiago/
Daniela E. p. 17. São Paulo/ 2016 . Teoria Política Contemporânea).
Conforme viés feito pela ANADEP
sobre:
A maioridade
penal, o Estado deveria investir em educação e em políticas públicas para
proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles ao crime. No Brasil,
segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)10, 486
mil crianças entre 5 e 13 anos foram vítimas do trabalho infantil em todo o
Brasil em 2013. No quesito educação, o Brasil ainda tem 13 milhões de
analfabetos com 15 anos de idade ou mais. Em relação à escolarização, segundo o
Conselho Nacional de Justiça 11, os adolescentes em conflito com a lei, em sua
maioria, abandonaram seus estudos aos 14 anos, entre a 5ª e a série, e 89% não
concluíram a formação básica até a 8ª série. A Constituição brasileira assegura,
com prioridade, às crianças e adolescentes direitos fundamentais como educação,
saúde, moradia, etc. Contudo, muitos desses direitos são negados, aumentando a
probabilidade do envolvimento do jovem no universo infracional. O adolescente
marginalizado não surge ao acaso, é fruto de um estado de injustiça social que
gera e agrava a pobreza em que sobrevive grande parte da população. Reduzir a
maioridade é transferir o problema, tratar o efeito e não a causa, é mais fácil
prender do que oportunizar direitos como educação para esses jovens. Visto em:
ANDEP.[vi]
5.6 – Alimentação: Ecologia e
oportunidade.
A preocupação com com a ecologia e os
riscos causados ao meio ambiente pelo excesso de produção para suprir a
necessidade humana devido a:
Produção de alimentos transgênicos
que aumenta a sua resistência, o que permite um maior uso de agrotóxicos e
pesticidas nas plantações, o que aumenta o risco de contaminação do solo e da
água com essas substâncias químicas, que acabarão sendo consumidas em maiores
proporções pela população e deixarão o solo mais pobre. Visto em: TUA Saúde. 08/2020.[vii]
A pergunta aqui seria: Ou se morre de fome agora sem o alimento modificado
para suprir a demanda ou morreremos no futuro pela falta de solo adequado para
gerar alimento? Como manter a
subsistência desses cidadãos, sendo que: “Os principais alimentos transgênicos vendidos no Brasil
são a soja, o milho e o algodão, que dão origem a produtos como os óleos de
cozinha, extrato de soja, proteína texturizada de soja, leite de soja, salsicha,
margarina, massas, bolachas e cereais. Qualquer alimento que contenha
ingredientes como amido de milho, xarope de milho e soja na composição,
provavelmente terá transgênicos na sua composição”. Iden. Todos esses
produtos estão presentes na cesta básica, então como garantir um baixo custo
sem esse processo? Como dar assistência
aos Desamparados? Sem se preocupar com ecologia e sem elevar os custos através
de alimentos orgânicos ou de uma agricultura de subsistência?
5.7- Trabalho: Preocupação com o uso das novas tecnologias e o
desemprego.
As
novas tecnologias dentro da globalização, poderá ser a solução para o
desemprego causado pelo uso da própria tecnologia? Conforme o alerta da a
pesquisa realizada pela Revista Invest New$, que:
Em cinco anos, máquinas
e humanos irão dividir os trabalhos de forma igual no mundo. É o que diz o
relatório “Futuro do emprego 2020”, do Fórum Econômico Mundial. Segundo o
levantamento, a chegada da covid-19 e da recessão trazida pela pandemia fizeram
empresas adotarem ainda mais tecnologias, transformando tarefas, empregos,
habilidades e acelerando processos Com isso, das 300 empresas pesquisadas, que
empregam mais de 8 milhões de pessoas no mundo, 43% indicaram que introduzirão mais automação e reduzirão sua força de
trabalho devido à integração de tecnologia, 41% planejam expandir
contratações para tarefas especializadas de trabalho e 34% estimam aumentar sua
força de trabalho devido à integração de tecnologia. A automação, de acordo com
o relatório, junto da nova divisão do trabalho entre as máquinas e os humanos,
acarretará na extinção de 85 milhões de
empregos em todo o mundo em empresas de médio e grande porte em 15 setores
e 26 economias, incluindo a brasileira. Visto em: ORTEGA, Fabiana. 29/12/2020. Invest New$. Economia.[viii]
Poderá ter essa sociedade a sua subsistência
garantida por robôs? Após deixar o humano desempregado e a favor do ócio e ter
a sua sobrevivência garantida pelos impostos pagos ao Estado, por um serviço
realizado por máquinas? Impostos esses convertidos a favor dos benefícios
sociais, garantidos pelas Políticas Públicas evitando um caos, como observado
por Bauman, Z:
Quanto à
globalização, em contrapartida, Bauman destaca que esse formato econômico vem
assentado no desenvolvimento de novas tecnologias, sobretudo na internet e na
robótica. Para tanto, a globalização econômica não garante que todas as pessoas
tenham as mesmas oportunidades. Ao contrário, vemos que a globalização
econômica tende a ampliar as desigualdades sociais. Nesse sentido, cabe
destacar que a inserção da tecnologia nos processos produtivos colabora para a
ampliação do desemprego. Em tese, na globalização econômica, vários processos
são constituídos para viabilizar a economia de trabalho vivo, resultando em
desemprego e subemprego. De tal forma, a globalização da economia não
possibilita as mesmas oportunidades de desenvolvimento para toda a
população.(BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de
Janeiro.1999. Santiago/ Daniela E.
P. 70. São Paulo/ 2016 . Teoria Política Contemporânea).
6.0 - Fundamentação Teórica:
O principal autor que
pretendo utilizar para fundamentar a minha pesquisa é Thomas More 07/02 1478
a 06/07/1535 o filósofo que tem como a
sua principal obra literária, Utopia. Escolhi esse autor justamente pela sua
proposta imaginada de uma sociedade ideal, quase perfeita, porém ingênua e
utópica, o que caracteriza a situação atual dessa comunidade, porque ao
imaginarmos uma solução de moradia, saúde, segurança e educação, podemos nos
deparar com um grande obstáculo, como ao
se deparar com a realidade de onde se pretenda substituir casas já
estabelecidas por projetos habitacionais, para poder servir a todos e equiparar
a Desigualdade social e
política, ou imaginar a solução com a educação e resolver todos os problemas da
saúde pública, porque essa solução não pode ser só dada por essa pesquisa, ela
também precisa da práxis do cidadão dessa comunidade, a sua atitude e boa
vontade que fará toda a diferença. Também usarei o pensador LEV VIGOTSKI
17/11/1896 a 11/06/1934, com o seu conceito de que: “o desenvolvimento intelectual das
crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida” sendo
esse pensamento muito importante para o desenvolvimento a ser trabalhado dentro
da comunidade com os jovens. Também tive a influência e a presença sobre o
tema, nos livros didáticos dos professores da Unip: COSTA, Neusa M. no livro Sociologia da comunicação, MARIA, Aparecida V, F; SILVA, Wanderlei S.
com o livro “Planejamento e políticas públicas de educação”, Camacho, Prof. Adilson R. com o livro
“Sociologia Rural e Urbana”, Carlini,
Angélica. Direitos Humanos, RENATA,
Castro C, K. Sociologia integrada, JUDENSNAIDER,
Ivy. Métodos de Pesquisa, TERRA,
Sirlei Pires. Sociologia do Trabalho, JUDENSNAIDER,
Ivy. Métodos de Pesquisa, esses professores foram muito importantes para o
aprendizado do ensino sobre Sociologia que me orientou a sanar a dúvida e ter a
percepção do caminho a ser entendido e pesquisado. CORRÊA, M. K. Discutindo a autoaprendizagem musical. OLIVEIRA, Tiago - Revista Fundarte –. O
ensino particular de música e o tempo de lazer, esses dois últimos foram
importantes para a pesquisa proposta para a prática sobre o ensino de música
dentro da comunidade. DUARTE, Luiza
– Arte Censura Liberdade, essa autora foi talvez a mais importante para essa
pesquisa, porque foi a partir dessa leitura que despertou a idealização desse
projeto, foi o que despertou o conceito sobre a prática das artes dentro do
projeto, a luta pela defesa contra o preconceito e as suas propostas. Os
próximos pensadores foram importantes, para o pensamento crítico e entendimento
filosófico do desenvolvimento da teoria e da práxis, ESTAGIRA- Aristóteles (384-322 a.C) - Ética A Nicômaco, JEAN- Jacques Rousseau (28/06/1712 -
02/07/1778) - Do contrato Social, KANT,
Immanuel (22/04/1724 á 12/02/1804) – Crítica da Razão Prática, MAQUIAVEL, Nicolau (03/05/1469 –
21/06/1527) – O Príncipe, PLATÃO, Aristóteles (428 - 347 a.C) – A
República, WILLIAN, James ( 11/01/1842 –
26/08/1910) –
Pragmatismo -2005, assim falar sobre esses autores que vão fundamentar essa
pesquisa, mostra o empenho em descobrir uma teoria de como equiparar a
desigualdade social e política.
7.0 - Metodologia:
Pesquisa de como ter um limite para a
Desigualdade social e política, proposto como um Projeto nomeado de Movimento
Sociocultural de Subsistência, que é uma proposta de revolução através de uma
pesquisa de campo, e bibliográfica, levando o conhecimento, e coletando
resultados após observações comportamentais, sociais, despertando uma revolução
cultural e social sem fazer nenhum uso de arma, apenas manifestada através da
arte, essa seria a sua maior arma, a sua maior força, essa pesquisa visará uma
mudança ética, almejando aquilo que pode ser mudado ou melhorado, já encontrado
nos direitos garantidos na 5º e 6º emendas da constituição brasileira de 1988,
questionando por uma melhor gestão dos programas sociais já existentes,
almejando uma evolução do cidadão brasileiro e uma mudança do seu
comportamento, para que se pratique um mínimo de política, porque como observou
Platão:
Todo governo,
como governo, não tem por finalidade velar pelo bem de mais ninguém, senão do
súdito de quem cuida, quer este seja uma pessoa pública ou particular. PLATÃO (428/347 a.C),
Assim que seja essa manifestação
através da arte ou de uma atitude política ativa dentro da sociedade e dessa
comunidade conhecida como Favela do Guarani. A preocupação dessa pesquisa para
desenvolver um movimento, é que não exista ninguém abaixo da linha de
subsistência, como demonstrado no exemplo abaixo:
Exemplo da Teoria da Linha de
Subsistência:
Sendo que as condições de acesso em
busca do capital depende de outras classes sociais, mas a concorrência que os
deixam no limite da subsistência, é feita entre os menos favorecidos, como
observou Marx e Engels:
A condição mais
essencial para a existência e a dominação da classe burguesa é a acumulação da
riqueza nas mãos de particulares, a formação e o aumento do capital; a condição
do capital é o trabalho assalariado. O trabalho assalariado baseia-se
exclusivamente na concorrência dos operários entre si. (MARX e ENGELS.
Manifesto do partido comunista. 2002. Pg 57).
E aqueles que não consigam o seu
emprego, ficam a disposição das políticas públicas previstas na constituição,
dentro dos programas sociais voltados para a solução para a miséria, educação,
saúde e habitação, essa garantia de que esses programas sejam melhores
administrados, com valores éticos para que seja alcançada uma sociedade
adequada.
Considerando a
importância do tema a respeito da trajetória histórica das políticas públicas
no Brasil e como estas tornam-se grandes instrumentos de garantia ao bem-estar
social, percebe-se que no Estado Democrático de Direito, a garantia dos
direitos fundamentais e sociais estão cada vez sendo mais perseguida, pois
estes se complementam, visto que a falta de um, consequentemente influencia na
garantia de outro. Nesse sentido como o objetivo do Estado é garantir a efetivação
da paz e bem-estar social, então pode-se inferir que não se trata somente de um
direito elencado na Constituição Federal, mas primordialmente um dever do
Estado de criar políticas públicas capazes de efetivar a garantia desses
direitos de forma plena e satisfatória. Visto em: ARAÚJO, Diane. Brasil Escola.[ix]
Portanto após essa observação,
pensando em qual método que se pode ser usado para exigir os direitos, dessa
forma, foi pensado através da arte, com obras de protestos, feitas com temas do
cotidiano da comunidade, como a obra
abaixo:
Obra: Todo dia morre um filho de Deus. Artista Dib.
Figura 2.
Mas
para essa sociedade, há uma distância de acesso ao consumo de arte, existe uma
ruptura social e tradicional, porque com o passar dos tempos, as artes vêm
perdendo o seu espaço para as novas tecnologias, como os Futuristas já haviam
previsto conforme publicado no jornal francês Le Fígaro em 20 de fevereiro de
1909 “Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras
baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do
final do século XIX ”[x]
.
Por que os jovens não estão mais interessados nas
artes convencionais? Eles as acham monótonas? Não tem o mesmo destaque ou
status dentro da comunidade, para chamar a atenção de alguém ou a mesma emoção
da velocidade de uma motocicleta, como descreveu Filippo Marinetti:
“O
esplendor do mundo se enriqueceu com uma nova beleza: a beleza da velocidade.
Um automóvel de carreira é mais belo que a Vitória de Samotrácia[2].” Visto em
[xi]
Como conseguir aproximar e despertar
essa atenção e ter uma ressurreição da arte contemporânea ou clássica para essa
juventude? O grafite poderá ser essa arte urbana, usando como cooperativa as
mídias sociais? Conseguirá o grafite atrair a atenção desses jovens devidas as
suas acessibilidades ou pela identificação marginalizada com a realidade de sua
própria comunidade, sendo praticada ilegalmente nas ruas? Atrairá os olhares
para as obras, seja pelo tema contemporâneo ou pela crítica social, como a
desigualdade social e política, sobre assuntos atuais ou simplesmente pela
estética e pela beleza do trabalho artístico?
Exemplo as obras abaixo que fazem uma
releitura do passado para a contemporaneidade:
Água Benta – Óleo sobre tela- Artista Dib.
Figura 3.
Obra: Água Benta - Grafite. Artista Dib.
Figura 4.
Assim o grafite pode ser o ponto de
partida para um novo olhar sobre a conscientização social, em busca dos
direitos das Políticas Públicas, mas não se restringe somente a esse estilo de
arte, outros estilos também serão utilizados, como a pintura acadêmica
demonstrada nas universidades (a clássica, a abstrata e a arte conceitual),
também estarão inclusos, a música, as artes cênicas, a literatura e a poesia.
Todo o ato de arte será um motivo de complemento como uma somatória juntamente
com a sua participação, para fortalecer o desenvolvimento deste movimento como
um manifesto em busca de uma equiparação da desigualdade social, feita por uma
linha imaginária, classificada como um limite de uma linha imaginária de
subsistência, que demonstrará qual é o limite para equiparar a desigualdade
social e a política a partir das questões socioculturais, e abordará também as
preocupações com o meio ambiente, a moradia, a educação, a saúde, a ecologia e
a segurança. Mostrará a importância e a necessidade de se praticar atos
políticos, como por exemplo, ações comunitárias nas favelas, onde estão aqueles
que já vivem abaixo do limite de uma subsistência (limite da miséria),
pretendendo mostrar a importância de reivindicar e de se fazer valer o seu
direito de cidadania, dentro de uma democracia e dos seus direitos presentes na
constituição de 1988, sem conflito, sem violência.
Já as queixas
biopolíticas, no âmbito global, seriam aquelas presentes em movimentos sociais
que reclamam acerca de condições dignas de vida da população. A título de
exemplo, Hardt e Negri destacam os movimentos em prol da defesa ecológica, as
lutas feministas, as lutas antirraciais, as reivindicações de povos indígenas,
entre outros afins. Nesse rol de movimentos sociais, os autores relacionam
todas as organizações que buscam defender a vida do gênero humano. (Santiago, Daniela Emilena . Pg. 60 -Teoria Política Contemporânea).
Assim, essa pesquisa pretende
demonstrar, como usar a arte sendo uma ferramenta de mudança da estrutura
social, atuando e exigindo uma subsistência sociocultural adequada, através das
Políticas Sociais existentes, através de
um olhar crítico e reflexivo para que a comunidade tenha harmonia, sendo
equilibrada, libertadora e justa.
8.0 - Resultado da Pesquisa de Campo:
O resultado da pesquisa realizada na
comunidade do Guarani, onde aproximadamente residem três mil Moradores, que
está localizada no Bairro do Jardim Pery, tendo o seu principal acesso pela
Rua. Índio Peri, na zona norte de São Paulo, ela foi construída e formada em
uma parte do terreno que pertencia a reserva Florestal do Parque do Loefgreen,
também conhecido como Horto Florestal.
Foi feita uma entrevista com o Sr.
Evaldo Teixeira dos Santos de 47 anos, casado
e que se declara de cor “Morena”, ele é o Vice Presidente da Associação
Guarani e que tem como lema: “Resultado de satisfação e alegria pelo próximo” e
o objetivo da associação e de: “Ajudar as famílias necessitadas, e de tirar os
jovens do caminho das drogas, buscar projetos sociais para a sociedade”, ele
também nos informou que: “A Associação já existe a sete anos, mas que só
assumiu como vice presidente a um ano, e
já realizou diversos projetos sociais para melhorar a condição de vida e
garantir assim os direitos sociais da comunidade, dentre os benefícios que
desenvolveu, está a construção do escritório para a associação, a construção de
um campo de futebol, cercada e gramada com grama sintética, que foi patrocinada
pela rede de Supermercados Andorinha, que também forneceu bancos de concreto de
praça e que foram instalados em torno da quadra de futebol, esse mesmo
patrocinador também fornece cestas básicas, o que foi muito importante devido
às consequências da pandemia causada pelo Vírus da Covid 19, se não fosse essas
cestas básicas, muitas famílias não teriam o que comer, além desse
patrocinador, existem outros patrocinadores, como: A empresa de ônibus Sambaíba
e Norte Buss, o Sr. Zequiel do
Padroeira, posto de gasolina BR Fank, além das pessoas físicas e o famoso
jogador de futebol Gabriel Jesus, onde o próprio o jogador já fez parte de um
desses projetos sociais esportivos do Jardim Pery, ele foi revelado na
comunidade do Parque Antártica, que fica próxima da do Guarani, e logo depois
contratado como jogador profissional pelo Palmeiras e hoje joga no Manchester
City da Inglaterra, ele também participa dos projetos sociais do Jardim Pery,
doando cestas básicas, materiais esportivos para as crianças, ou só com a
participação e comparecimento fazendo uso da sua imagem para contribuir com as
ações sociais, como já mostrado em alguns programas de televisão”. Ele também
nos informou que: “A comunidade arrecada verbas para realização de
confraternizações para as datas comemorativas, como a da Páscoa, do dia das
crianças e Natal, nós arrecadamos roupas, brinquedos, doces, cestas básicas,
auxílios de saúde, etc, para serem distribuídos para as crianças e seus
parentes em festas realizadas dentro da quadra, com brincadeiras, shows e
queimas de fogos”. Assim ele termina a
nossa pesquisa me convocando a participar e contribuir com a associação com o
que eu puder.
9.0 - Cronograma:
CRONOGRAMA DE PESQUISA:
ANO 2022 |
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ATIVIDADES / PERÍODOS |
Jan |
Fev. |
Mar |
Abr. |
Mai |
Jun. |
Jul |
1- Revisão de literatura |
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22 |
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2- Montagem do projeto |
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22 |
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3- Coleta de dados |
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22 |
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4- Tratamento de dados |
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23 |
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5- Elaboração do Relatório final |
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1 |
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6- Revisão do texto |
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15 |
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7 - Entrega do trabalho |
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30 |
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9.0 - Referências
Figuras:
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Figura 1: CAMACHO, Prof. Adilson Rodrigues. Sociologia Rural e Urbana. p. 210.
- Figura 02: DIB
– Obra “Todo dia Morre um filho de Deus”
- https://dib05.blogspot.com/2019/10/ Acessado em: 26/10/2021.
- Figura 03: DIB
– Obra “Água Benta” - Tela: https://dib05.blogspot.com/2019/10/ Acessado em: 26/10/2021.
- Figura 04: DIB
– Obra “Água Benta” - Grafite: https://dib05.blogspot.com/2019/10/ Acessado em: 26/10/2021.
Bibliografia:
- BAUMAN, Z. Globalização: As Consequências Humanas. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
- BORGES, Heloísa da S. Educação do Campo como processo de luta por
uma sociedade justa. In: GHEDIN, Evandro. BORGES, Heloisa da Silva.
Educação do Campo: A epistemologia de um horizonte de formação. Manaus: UEA. 2007.
-
CAMACHO, Prof. Adilson R. – Sociologia Rural e Urbana - São Paulo:
Editora Sol, 2019.
- CARLINI, Angélica. Direitos Humanos / Angélica Carlini. –
São Paulo: Editora Sol, 2020. 172 p., il. P.07. p.58.
- CORRÊA, M. K. Discutindo a autoaprendizagem musical. In: Aprender e ensinar música no
cotidiano. Org. Jusamara Souza. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009.
- COSTA, Neusa M. - Sociologia da comunicação / Neusa
Meirelles Costa - São Paulo: Editora Sol, 2020. P. 72.
- Santiago, Daniela Emilena - Teoria
Política Contemporânea. / Daniela Emilena Santiago. – São Paulo: Editora
Sol, 2016.
- DUARTE, Luiza – Arte Censura Liberdade – 2018 – Cobogó.
- ESTAGIRA- Aristóteles (384-322 a.C) - Ética A Nicômaco - 2003 – Martin Claret.
- FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
- HERCULANO-Selene / ONGS E MOVIMENTOS SOCIAIS: A QUESTÃO DE
NOVOS SUJEITOS POLÍTICOS PARA A SUSTENTABILIDADE. Publicado em Meio
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- JEAN-
Jacques Rousseau – Do Contrato Social
- 2002 – Martin Claret.
-
JUDENSNAIDER, Ivy. Métodos de Pesquisa / Ivy Judensnaider. – São Paulo:
Editora Sol, 2021. P. 41 a 95.
- KANT, Immanuel – Crítica da Razão Prática – 20018 - Ed.
Lafonte – P. 97 a 98.
-
LAVALLE, Adrian Gurza et al. (orgs). 2018. Movimentos sociais e
institucionalização: políticas sociais, raça e gênero no Brasil pós-transição.
Rio de Janeiro: Editora UERJ. No prelo.
- MAQUIAVEL, Nicolau – O Príncipe – 20018 – Martin Claret.
- MARIA, Aparecida V, F; SILVA, Wanderlei
S. Planejamento e políticas públicas de
educação – São Paulo, 2020. Nota: este volume está publicado nos Cadernos
de Estudos e Pesquisas da UNIP, Série Didática, ISSN 1517-9230. P. 14 a 50.
MARX e ENGELS. Manifesto do partido comunista. CLARET, Martin, 2002. P. 57.
- MORE, Thomas – Utopia – Lafonte – 2017. P. 07 a 80.
- OLIVEIRA, Tiago - Revista Fundarte
– ano 15 – número 30- julho/Dezembro 2015. O
ensino particular de música e o tempo de lazer: Um Estudo de caso na
perspectiva de três alunos adolescentes - Tiago Oliveira 1 IFRS e SMED -
Porto Alegre- Ed. Fundarte.
- PLATÃO, Aristóteles (428 - 347 a.C)
– A República – 2002 – Martin
Clarete.
RENATA, Castro C, K. Sociologia integrada. / – São Paulo:
Editora Sol, 2016- P. 26.
- TERRA, Sirlei Pires. Sociologia do Trabalho / Sirlei Pires
Terra. – São Paulo: Editora Sol, 2021. P. 152 a 156.
- VIGOTSKI, L, S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins
Fontes, 1999, p. 109 a 308.
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James – Pragmatismo - 2005 – Martin
Claret.
Sites:
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Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php
Acessado em 27/10/2021
- [ii] ABERS, Rebeca. Scielo
Brasil. Lua Nova. 12/2018. MOVIMENTOS
SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS: REPENSANDO ATORES E OPORTUNIDADES POLÍTICAS -
Disponível em:[ii] https://www.scielo.br/j/ln/a/7Z3vLtvbrTykKtSfx39QSXs/?lang=pt
Acessado em: 26/10/2021.
- [iii] G1- Bom dia Brasil. 17/12/2014. Pesquisa
revela que participação dos pais é fundamental para a Qualidade em escolas
pública. Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/12/pesquisa-revela-que-participacao-dos-pais-e-fundamental-para-qualidade-em-escolas-publicas.html
Acessado em: 23/10/2021.
- [iv] ESTADÃO, Summit Saúde. 23/09/2020. Acesso à saúde: 150 milhões de brasileiros
dependem do SUS. Disponível em : https://summitsaude.estadao.com.br/desafios-no-brasil/acesso-a-saude-150-milhoes-de-brasileiros-dependem-do-sus/ Acessado em: 23/10/2021.
- [v] G1 SP e Tv Globo – São Paulo
30/01/2021. População
de rua na cidade de SP aumenta 53% em 4 anos e chega a 24 mil pessoas. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/01/30/populacao-de-rua-na-cidade-de-sp-chega-a-mais-de-24-mil-pessoas-maior-numero-desde-2009.ghtml Acessado em: 22/10/2021
- [vi] ANADEP - Porque
Não á Redução – Inimputabilidade não se confunde com Impunidade. Disponível
em: https://www.anadep.org.br/wtksite/cms/conteudo/22511/Porque_n_o___redu__o.pdf
Acessado em: 23/10/2021
- [vii] TUA Saúde. 08/2020 – O que são alimentos transgênicos e riscos para a saúde. Disponível
em: https://www.tuasaude.com/o-que-sao-alimentos-transgenicos/ Acessado em: 23/10/2021.
- [viii] – ORTEGA, Fabiana. 29/12/2020. Invest New$. Economia. Maquinas terão metade dos empregos até 2025; economia verde puxará
oportunidades. Disponível em: https://investnews.com.br/economia/maquinas-terao-metade-dos-empregos-ate-2025-economia-verde-puxara-oportunidades/ Acessado em: 23/10/2021.
- [ix] ARAÚJO, Diane. Brasil Escola. TRAJETÓRIA HISTÓRICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL:
INSTRUMENTOS DE GARANTIA DO BEM-ESTAR. Disponível em:https://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/trajetoria-historica-das-politicas-publicas-no-brasil-instrumentos-de-garantia-do-bem-estar-social.htm Acessado em 26/10/2021.
- [x] Wikipédia – O que é Futurismo. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Futurismo Acessado em 31/10/2021.
- [xi] Brasil Escola – Movimento
Futurismo. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/futurismo.htm
Acessado em 31/10/2021.
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